DOM-TARCISIODom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Diocesano de Santos

A Diocese de Santos celebra ação de graças pela efeméride dos 90 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. É um momento muito especial, porque vemos consolidada no tempo esta comunidade paroquial, que continua sendo um grande sinal e referência para a vivência da fé na cidade de Santos.

A devoção a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia tem suas raıź es na Itália, como sinal de renascimento da cidade de Pompéia, arrasada pelo vulcão Vesúvio. Que sinal significativo  para nossos tempos também, quando a Igreja é chamada a renascer com novo ardor missionário, testemunhando a fé em meio aos grandes desafios  da cultura contemporânea. Nossa Senhora nos traz o Cristo, Salvador da humanidade, fundamento e esperança de um novo tempo. O Rosário nos faz contemplar os mistérios da fé, o desı́gnio misericordioso de Deus e da presença do Reino de Deus na história humana. A devoção a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia sempre esteve unida também à ação de caridade, primeiramente com iniciativas junto aos pobres que trabalhavam nas escavações das ruıń as da cidade de Pompéia, e depois com a fundação de instituições como as congregações das «Filhas do Santo Rosário» e dos «Irmãos das Escolas Cristãs», da Ordem Terceira Dominicana.

Desmembrada das Paróquias do Imaculado Coração de Maria e de Santo Antonio do Embaré, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia foi tomando identidade própria na Diocese de Santos, e deve continuar realizando sua vocação de formar discı́pulos e missionários de Jesus Cristo, com Maria, Mãe da Igreja, estrela da nova evangelização.
A coincidência deste aniversário dos 90 anos com o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, é um convite a mais a aproximar-nos da misericórdia de Deus, com Maria, Mãe de Misericórdia, e nos tornarmos também
missionários da misericórdia, para a glória de Deus e a construção de um mundo solidário e fraterno.

Sejam lembrados todos os sacerdotes e fiéis  leigos que construıŕ am a história desta Paróquia, em comunhão com os Bispos deste perıó do. Mas sobretudo, sejam dadas graças a Deus por tantos dons que derramou sobre seu povo nestes 90 anos de vida e de ação pastoral da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

Santos, 01 de outubro de 2016