Get Adobe Flash player
 

enfermos

 ORAÇÕES DIANTE DA DOENÇA
Pastoral da Saúde

PALAVRAS DE CONSOLO

Apresentamos aqui alguns escritos de Papas, Santos e conhecidos autores de espiritualidade na intenção de ajudar o leitor a ter cada vez mais presente no coração e nas ações aquelas palavras de Cristo aos  bem-aventurados: «Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes».(Mt 25,40)

 

Ó vós todos, que sentis mais duramente o peso da cruz, vós que sois pobres e abandonados, vós que chorais, vós que sois perseguidos por causa da justiça, vós de quem não se fala, vós os desconhecidos da dor, tende coragem: vós sois os preferidos do Reino de Deus, que é o Reino da esperança, da felicidade e da vida; vós sois os irmãos de Cristo sofredor, e com Ele, se quereis, vós salvais o mundo.

Papa Paulo VI, Mensagem de conclusão do Concílio Vaticano II aos pobres, aos doentes, a todos os que sofrem.  8 de dezembro de 1963.

 

Papa João Paulo I - Audiência Geral
13 de setembro de 1978
Devo dizer uma palavra também aos nossos caros doentes, que vejo ali. Sabeis que Jesus disse: Escondo-me por trás deles; o que é feito a eles, é feito a mim. Portanto, nas pessoas dos doentes, nós veneramos o Senhor em pessoa e fazemos votos para que o Senhor esteja perto deles, os auxilie e conforte.
               
São João Maria Vianney - o cura d’Ars
Em todas as nossas dores, sejam da alma, sejam do corpo, depois de Deus, temos de desenvolver uma grande confiança na Virgem Maria.

Papa Bento XVI - Homilia durante a Santa
Missa com os doentes em Lourdes
15 de setembro de 2008

Cristo dispensa a sua salvação através dos sacramentos e, de modo especial, às pessoas que estão doentes ou são portadoras de qualquer deficiência, através da graça da Unção dos Enfermos.

Para cada um o sofrimento é sempre estranho. Não nos habituamos nunca à sua presença. Por isso é difícil suportá-lo, e mais difícil ainda - como fizeram algumas grandes testemunhas da santidade de Cristo - acolhê-lo como parte integrante da própria vocação, ou aceitar, segundo a expressão de Santa Bernardete, «tudo sofrer em silêncio para comprazer Jesus». Para se poder dizer isto, é necessário ter percorrido já um longo caminho em união com Jesus.

Em contrapartida, é possível imediatamente desde já abandonar-se à misericórdia de Deus tal como esta se manifesta por meio da graça do Sacramento dos doentes. A própria  Santa Bernardete, no decurso de uma existência frequentemente marcada pela doença, recebeu este sacramento quatro vezes.

A graça própria deste Sacramento consiste em acolher em si mesmo Cristo médico.

Cristo, porém, não é médico à maneira do mundo. Para nos curar, Ele não fica fora do sofrimento que se experimenta; mas alivia-o vindo habitar naquele que está atingido pela doença, para suportá-la e viver com ele.

A presença de Cristo vem quebrar o isolamento que a dor provoca.

O homem deixa de carregar sozinho a sua provação, mas enquanto membro sofredor de Cristo, fica conformado a Ele que Se oferece ao Pai e nEle participa no parto da nova criação.
               
Papa João Paulo II - Audiência geral
15 de novembro de 1978

Tendes um lugar importante na Igreja, se sabeis interpretar vossa difícil situação à luz da fé e se, sob essa luz, sabeis viver vossa enfermidade com coração generoso e forte.

Cada um de vós pode então afirmar com São Paulo: «Completo na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo, em favor do seu Corpo que é a Igreja».

Santo Agostinho - Sermão 286
Muitos são mártires no leito. O cristão jaz no leito, atormentado pelas dores, reza e não é ouvido, ou talvez seja, mas é posto à prova, experimentado, flagelado para que seja recebido como filho.

Faz-se mártir no leito e recebe a coroa dEle que, por Ele, esteve pendente da cruz.

Papa João Paulo II - Saudação aos Enfermos
13 de maio de 2000

Querido irmão doente! Se alguém ou alguma coisa te faz pensar que chegaste ao fim da estrada, não acredites! Se tens conhecimento do Amor Eterno que te criou, sabes também que, dentro de ti, há uma alma imortal.

Existem várias estações na vida; se porventura sentires chegar o inverno, quero que saibas que pode não ser a última estação, porque a última estação será primavera: a primavera da Ressurreição. A totalidade da tua vida estende-se infinitamente para além das suas fronteiras terrenas: prevê o Céu.

São Gregório Nazianzeno - Dissertação 7
Ele com certeza sabe que muitas vezes os nossos sofrimentos são um instrumento de salvação.

São João Maria Vianney - sobre a Santa Missa

Se tivéssemos a devida fé, a Santa Missa e a Sagrada Comunhão seriam para nós um remédio para todos os males que nos pudessem angustiar durante a nossa vida.

São Bernardo - Sermão 17
O Cristo desceu dos céus para estar próximo dos atribulados, para estar conosco na tribulação.

Papa Bento XVI comentando São Bernardo

Deus não pode padecer, mas pode compadecer. Deus, a Verdade e o Amor em Pessoa, quis sofrer por nós e conosco; fez-se homem para poder compadecer com o homem, para fazer surgir a estrela da esperança.

Catecismo da Igreja Católica - 1505

Comovido por tanto sofrimento, Cristo não só Se deixa tocar pelos doentes, como também faz suas as misérias deles: «Ele assumiu as nossas dores e carregou as nossas enfermidades» (Mt 8,17). Ele curou todos os doentes. As curas que fazia eram sinais da vinda do Reino de Deus. Anunciavam uma cura mais radical: a vitória sobre o pecado e sobre a morte, mediante a sua Páscoa. Na cruz, Cristo tomou sobre Si todo o peso do mal e tirou «o pecado do mundo» (Jo 1,29), do qual a doença não é mais que uma consequência. Pela sua paixão e morte na cruz, Cristo deu novo sentido ao sofrimento: desde então este pode configurar-nos com Ele e unir-nos à sua Paixão redentora.
               

Oração do Bem-Aventurado Charles  de Foucauld

Pai, ponho-me nas tuas mãos,
Faz de mim o que quiseres.
Venha o que vier, dou-te graças.
Estou disposto a tudo.
Aceito tudo, com a certeza de que tua vontade
se cumpre na minha e em todas as criaturas.
Não desejo nada mais.
Encomendo-te o meu coração,
entrego-te com todo o amor de que sou capaz.
Porque te amo e preciso dar-me,
pôr-me nas tuas mãos sem medida,
com infinita confiança porque tu és meu Pai.

São José Maria Escrivá -  Caminho 718

Sofres... e não quereria queixar-te  -  Não faz mal que te queixes  -  é a reação natural da  nossa pobre carne, enquanto a tua vontade quiser em ti, agora e sempre, o que Deus quer.

Atos de Fé

É sempre salutar dizer continuamente ao Senhor que cremos nEle, especialmente quando sobrevém as dificuldades e as provações, os momentos de angústia, de dúvida ou de enfermidade.

1- Senhor, Tu sempre me deste a força  necessária e, ainda que me sinta enfraquecido, creio em Ti.
2- Senhor, Tu sempre me deste a paz de cada dia e, ainda que angustiado, creio em Ti.
3- Senhor, Tu sempre me ajudaste na hora das provações e, ainda que esteja nelas, creio em Ti.
4- Senhor, Tu sempre me iluminaste nas minhas trevas e, ainda que não tenha luz, creio em Ti.
               
Mãe da Saúde

Maria, Mãe do Salvador, cheia de graça e de disponibilidade; mulher de fé e sensível aos nossos sofrimentos. Invocamos-te como Mãe da Saúde e modelo de serviço. Ajuda-nos a ser presença que acolhe, ouve e acompanha; palavra e silêncio compartilhados, instrumentos de ternura e esperança, sinais de vida na enfermidade, amor que cuida, cura e conforta. Amém.

 

Missa da Saúde:  Toda Segunda-feira, às 17h

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPÉIA
Praça Benedito Calixto,1 - Fone: (13) 3251-7191
Secretaria Paroquial - 2ª a 6ª das 7h30 às 19h30
sábado: das 7h30 às 11h30 e das 15h às 19h