O HISTÓRICO DOS SINOS DA IGREJA

sino

O Histórico dos Sinos na Paróquia da Pompéia, começou em novembro de 1926, quando o Sr. Joaquim Cintra doou à Paróquia  um esplêndido sino de 150kg. Em 04 de junho de 1929 foram inaugurados mais dois sinos.  Em 15 de maio de 1951, a comissão de senhoras iniciou a campanha para aquisição de sete sinos para nossa Matriz. Estes foram confeccionados pela Fundição Artística Paulistana e a eletrificação executada pelo Sr. Virgílio Danelon.

Os sinos de nossa Paróquia têm as seguintes características:

Sino nº 01 - Nossa Senhora do Rosário de Pompéia - Dedicado à Padroeira da Paróquia, esse sino tem a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, com os seguintes dizeres: «Era como o arco íris que reluz entre as nuvens transparentes, como a flor de rosa nos dias da primavera». Com peso: 520 kg e  a Nota Musical: SOL.

Sino nº 02 - Menino Jesus - Com expressão do agradecimento às crianças  que com entusiasmo, trabalharam na campanha dos sinos e do quilo de bronze. Tem a imagem do Menino Jesus, com a seguinte inscrição: «O menino Jesus crescia em sabedoria e em graça diante de Deus e dos homens». Com peso: 210 kg e a Nota Musical: DO.

sino2

Sino nº 03 - São José - Patrono da obra das vocações e da Igreja universal, tem a imagem de São José com a seguinte inscrição: «Ó São José, acolhe benignamente os louvores que alegres tributamos a ti». Com peso: 160 kg e a Nota Musical: RÉ.

Sino nº04 - São Francisco de Assis - Como homenagem ao grande benfeitor desta paróquia, Sr. Francisco Loureiro, tem a imagem de São Francisco de Assis com a inscrição: «Em todo o mundo louvam piedosamente a São Francisco, o qual, sorridente, mereceu receber os estigmas de Cristo».  Com peso: 110 kg e a Nota Musical: MI.

Sino nº 05 - Santa Terezinha do Menino Jesus - Santa de grande devoção da ilustre benfeitora Sra. Genésia Loureiro. Tem a imagem de Santa Terezinha com a seguinte inscrição: «Santa Terezinha do Menino Jesus, como mestra do mundo, ensina aos simples os caminhos da santa infância». Com peso: 95 kg e a Nota Musical: LÁ.

Sino nº 06 - Santos Anjos e Famílias da Paróquia - Com peso: 75 kg e a Nota Musical: FÁ.  Sino nº 07 - Todos os Santos - Com peso: 35 kg e a Nota Musical: SI.

Em 21 de outubro de 1951, no ano jubilar (25 anos) da Paróquia, após a missa das 8 horas, celebrada pelo Exmo. Sr. Dom Antônio de Almeida Moraes, teve início, com a presença do Seminário São José, Revmos. Sacerdotes, paraninfos e fiéis em geral, a Sagração dos Sinos da Matriz de Pompéia, quando estes foram repicados, produzindo grande alegria para todos os fiéis. Em 09 de fevereiro de 1952 com a presença do Exmo. Sr. Dom Idílio José Soares, dos membros da comissão de obras e fiéis em geral, foram solenemente inaugurados, às 18 horas os sinos da Matriz de Pompéia.

Em 30 de agosto de 1981, com o título «Os sinos voltaram a tocar», Monsenhor Benedito Vicente dos Santos,  registrou que os sinos da Matriz da Pompéia, depois de anos de funcionamento ficaram parados. Graças, porém à colaboração do casal: Sr. José Pereira da Silva e Sra. Maria de Almeida Brandão, voltaram a funcionar. Depois de novas instalações necessárias foram feitas pela firma «Castillo del Castillo de Amorim Ltda.»,quando foram colocados em funcionamento os 7 sinos. A inauguração se deu no dia 30 de agosto de 1981, antes da missa das 9:30 horas.

Em 13 de março de 1993, informa que houve conserto e reativação dos sinos, efetuado pela firma Matusalém e Sinos de Uberaba - MG, onde os custos dos serviços foram doados pelo casal Sr. Paulo Nery e Sra. Marluce de Oliveira, integrantes da Sociedade Amigos da Amazônia.

Em 2002 foram feitos reparos e substituição de todo o comando elétrico dos sinos, efetuado pela firma Commel, de Santos - SP. Nessa ocasião foi também substituído o relógio (Timer) com programação mais abrangente, fazendo com que os sinos tocassem, automaticamente, todos os dias.

sino3Com o passar de tantos anos foi preciso atualizar o comando elétrico dos sete sinos da Paróquia. A atual reforma dos sinos para a celebração festiva dos 85 anos da criação da Paróquia (30/10/2011) constou de: Instalação do sistema Belltec; Fabricação e instalação do cabeçote do sino nº 1; Troca  dos motores de tração dos sinos por novos modelos mais eficientes e econômicos, com sistema de balanço incorporado; Instalação do painel multi  control no coro da Igreja; Revisão e lubrificação dos mancais  de sustentação  dos sinos;  Revisão  dos  cabeçotes e estrutura  de madeira. Para que a «Voz de Deus» através dos tempos continue a convidar a todos para  com alegria «virem para a Casa do Senhor!». (SI 121).